Escola de Verão (Portuguese)

Summer School (English)

 

A experiência-piloto Escola de Verão corresponde a um curso de curta duração focado na partilha de conhecimento entre trabalhadores dos setores tradicionais (incluindo construção/reparação naval), empreendedores, formadores e jovens qualificados em início da carreira. Esta experiência-piloto promoverá diversos fluxos de conhecimento, ao possibilitar que os jovens estejam em contacto direto com a vasta experiência de trabalhadores marítimos, e que vários peritos do tecido empresarial partilhem as suas mais recentes aprendizagens e experiências com formadores, trabalhadores marítimos e jovens estudantes do ensino secundário (regular e profissional).

A Escola de Verão incluirá tópicos/módulos sobre setores tradicionais e atividades emergentes relacionadas com novas tecnologias. Abrangerá não apenas a Construção/Reparação Naval e Energias Renováveis ​​Offshore (setores-alvo do projeto MATES), mas também a Economia do Mar, Carreiras Marítimas, Aquicultura, Robótica e Mecatrónica, Observação da Terra e Monitorização Ambiental.

Além disso, esta experiência-piloto também incluirá temáticas transversais: inovação e empreendedorismo, literacia do oceano e igualdade de género. Serão incluídos num workshop sobre a profissionalização das atividades marítimas, que promoverá o contacto e a partilha de conhecimentos entre os quatro tipos de participantes (estudantes, treinadores, trabalhadores marítimos e empresários).

Durante o último dia da Escola de Verão, será promovida uma atividade relacionada com co-design de projetos, dirigida aos jovens estudantes. Os projetos serão avaliados por um painel de especialistas.